Pular para o conteúdo principal

Manual para se dar bem no ENEM. Aproveitem!!!!!

Junho

06/06/2011
Prepare o terreno e conheça seu adversário!



As dicas de Antes de Partir acima listadas são perfeitas para este primeiro mês de estudos! Este é o mês para você conhecer o Enem, como funciona o exame e como, sem qualquer preparação, você se sairia na prova.  Por isso:


# Analise as provas do Enem, elas estão disponíveis no site do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Vá se familiarizando com as questões. Entendendo o “espírito da prova”, para não ser pego de surpresa.


# Faça seu primeiro simulado. É neste momento que você classificará o nível de domínio dos conteúdos.


# Divida e classifique os conteúdos e comece a estudar pelo que você considera em grau médio. Ignore o difícil e deixe o que for fácil para depois, porque tais questões não tomarão tanto do seu tempo.

Julho

06/06/2011
Estudante alienado não tem vez!



Assim como qualquer vestibular, o Enem usa o que é fato/notícia nos enunciados de suas questões. Portanto, você também precisa ler jornais, revistas, ver telejornais e ficar atento ao que acontece no mundo. Aproveite a velocidade da informação e os diferentes canais para manter-se bem informado. Como?


# Fique atento ao noticiário e compreenda os fatos. O Enem não é feito de “decoreba” sobre o que saiu na TV, o objetivo é avaliar o entendimento das notícias e, assim como o vestibular, mantém questões de atualidades cujos enunciados serão baseados em fatos do cotidiano.


# Fica a dica: estudar atualidades significa entender em que disciplina aquela “notícia” poderia se encaixar. O acidente no Japão, por exemplo, pode dar margem para questões de História (Acidente em Chernobyl), Geografia (com perguntas sobre a topografia do país), e Química, (com os elementos nucleares que vazaram da usina).  


# Teste seus conhecimentos de novo! Neste segundo simulado você não deve ficar atento somente o questionário, também precisa ficar de olho no relógio.  Do contrário o tempo vira adversário e pode criar um corre-corre na hora de preencher o gabarito no dia do exame. Organize-se! Não tenha medo de ultrapassar o tempo, faça com calma e veja como você pode evoluir até o final do plano de estudos.


Agosto

06/06/2011
É hora de criar uma rotina!



Criar uma rotina de estudos, assim como a de simulados e a de leitura de atualidades ajuda a organizar seu tempo e facilita a compreensão dos temas. Para isso:


# Estude diariamente. Faça do estudo uma rotina de trabalho. Durante a semana, dedique algumas horas (duas ou três) para ter ritmo. É melhor estudar em doses diárias do que ficar um sábado inteiro em cima dos livros, pois o cansaço é contraproducente. Além disso, sua cabeça pode estar no cinema, na balada e passar horas "fingindo estudar" não adianta nada.


# Avalie seu poder de compreensão dos textos longos. Será que você evoluiu de junho até aqui? Alguns enunciados do Enem chegam a ocupar um quarto da página. Perceba que tipo de leitura favorece sua compreensão. Lendo por partes, fazendo marcações, imaginando que lê em voz alta. Concentre-se!

Setembro

06/06/2011
Não se esqueça de estudar outros recursos!



Aprenda a ler mapas, gráficos e interpretar charges. Tudo isso também pode cair na prova.


# Verifique a compreensão dos fundamentos básicos das matérias. Eles ajudam na escolha certa das respostas e serão cobrados pelo Enem.


# O poder de interpretação é cobrado não só nas páginas dedicadas à língua portuguesa. Gráficos e tabelas também ganham atenção.


# Faça mais um simulado, ele pode ser on-line ou direto em um caderno de questões impresso. Teste os dois modelos. Nos sites de cursinhos pré-vestibulares você encontra esse tipo de teste para download.


Outubro

06/06/2011
É hora da revisão



De última hora não adianta achar que você vai aprender. Não vai. Aproveite as últimas semanas para rever o que já estudou, criando dicas, revendo as fórmulas, dê aquela última olhada nos cadernos e garanta que nada passou em branco. Depois, relaxe!


# Bem, é hora de dar a última olhada nos cadernos. Faça as marcações que precisa para pinçar o que é fundamental dentro de cada tema. Isso facilita a revisão.


# Lembre-se: ninguém faz a prova sabendo tudo. Não entre em pânico porque faltou um assunto. Confie no que você estudou.  


# Nos últimos dias, o que tinha que ser estudado, foi. Agora é hora de relaxar. Antes da prova, principalmente, dê uma folga para si mesmo. Relaxe com os amigos, com um bom filme, com uma atividade física, durma bem e... Boa prova!

Fonte: Universia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo opinião – Fabiano Piúba – Em defesa do Livro e da Leitura

O Governo Federal pretende taxar o livro. Torná-lo mais caro e inacessível. Mais do que uma provocação ao ministro da Economia, – que certamente nunca leu Jorge Amado – proponho uma conversa com Jorge Luis Borges. Numa aula proferida em 1978, intitulada “O Livro”, Borges diz que “o livro tem uma espécie de santidade que devemos cuidar para que não se perca. Pegar um livro e abri-lo guarda a possibilidade do fato estético”. Esta é a primeira defesa. O livro como algo sagrado na percepção estética de alimento da alma. Abrir um livro em silêncio ou em voz alta é um ato estético e sagrado. Voltemos ao Borges: “O mais importante de um livro é a voz do autor, esta voz que chega a nós”. O livro é a obra substancial criada pelo autor. Temos aqui uma segunda defesa. O livro não é um mero objeto, ele é o conteúdo, expressão do pensamento e da criação de seu autor(a). Alongando a conversa, outra citação: “Dentre os instrumentos inventados pelo homem, o mais impressionante é, sem dúvida, o livro.

NARRAÇÃO - TEXTO PARA ATIVIDADE

Boa tarde pessoas do 2º EM, como estão vocês? Conforme combinamos ontem na escola, segue abaixo o link do texto sobre narração para que possam fazer suas atividades. Veja seu cronograma de entrega: 2ºB: 15/08 2ºC: 14/08 2ºD: 14/08 2ºE: 14/08 Após entrega, colocarei aqui a solução para que todos possam fazer seus apontamentos. Bom trabalho a todos!! NARRAÇÃO