Pular para o conteúdo principal

USP não usará notas do Enem em vestibular 2012

Pelo terceiro ano consecutivo a USP (Universidade de São Paulo) não adotará o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para compor as notas do vestibular 2012. O anúncio foi comunicado pela reitoria da instituição na última terça-feira, 14 de junho, que alegou incompatibilidade entre os calendários do exame e do processo seletivo. 

Antes da reformulação do Enem, em 2009, a Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) costumava usar a nota do exame para compor o desempenho dos candidatos na primeira fase do vestibular. Mas sem a confirmação da divulgação do resultado das provas do governo federal, segundo a assessoria de imprensa da USP, não há como manter o procedimento. Não se sabe, ao certo, se as notas serão divulgadas antes dos resultados da primeira fase da Fuvest.
 
O motivo foi o mesmo das últimas duas edições do vestibular da Fuvest, que também não utilizaram as notas do Enem.
 
Vestibular 2012
 
As inscrições para a próxima edição do vestibular da Fuvest serão realizadas de 26 de agosto a 9 de setembro. O prazo para os pedidos de isenção da taxa, cujo valor ainda não foi divulgado, já está aberto. Os pedidos devem ser feitos pela Internet até 5 de agosto.
 
Enquanto as provas da primeira fase estão previstas para serem realizadas no dia 27 de novembro, os exames da segunda fase serão aplicados de 8 a 10 de janeiro de 2012. Entre os dias 9 e 14 de outubro serão realizadas as provas de habilidade específica antecipadas para as carreiras de música (São Paulo) e artes visuais. A lista de aprovados nessas provas serão publicadas em 4 de novembro.
 
O manual do candidato será liberado a partir de 1º de agosto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo opinião – Fabiano Piúba – Em defesa do Livro e da Leitura

O Governo Federal pretende taxar o livro. Torná-lo mais caro e inacessível. Mais do que uma provocação ao ministro da Economia, – que certamente nunca leu Jorge Amado – proponho uma conversa com Jorge Luis Borges. Numa aula proferida em 1978, intitulada “O Livro”, Borges diz que “o livro tem uma espécie de santidade que devemos cuidar para que não se perca. Pegar um livro e abri-lo guarda a possibilidade do fato estético”. Esta é a primeira defesa. O livro como algo sagrado na percepção estética de alimento da alma. Abrir um livro em silêncio ou em voz alta é um ato estético e sagrado. Voltemos ao Borges: “O mais importante de um livro é a voz do autor, esta voz que chega a nós”. O livro é a obra substancial criada pelo autor. Temos aqui uma segunda defesa. O livro não é um mero objeto, ele é o conteúdo, expressão do pensamento e da criação de seu autor(a). Alongando a conversa, outra citação: “Dentre os instrumentos inventados pelo homem, o mais impressionante é, sem dúvida, o livro.

NARRAÇÃO - TEXTO PARA ATIVIDADE

Boa tarde pessoas do 2º EM, como estão vocês? Conforme combinamos ontem na escola, segue abaixo o link do texto sobre narração para que possam fazer suas atividades. Veja seu cronograma de entrega: 2ºB: 15/08 2ºC: 14/08 2ºD: 14/08 2ºE: 14/08 Após entrega, colocarei aqui a solução para que todos possam fazer seus apontamentos. Bom trabalho a todos!! NARRAÇÃO