Pular para o conteúdo principal

Aprenda Física com o jogo Angry Birds


15/08/2011
Jogo Angry Birds usa conceitos de parábola, ângulo e força para arremessar pássaros em porcos

(Crédito: Reprodução)

Aula às 8h da manhã, cursinho às 13h, inglês às 18h. E ainda tem revisão da matéria quando chegar em casa. Ufa! Ano de vestibular é sempre uma correria. O "sonho" de muitos vestibulandos é ter um tempinho para dormir sem ter um despertador contando as horas de sono, ir à balada e, claro, jogar videogame. Conhecido por 120 milhões de usuários em todo mundo, um game alia sossego eestudos de Física. Trata-se do Angry Birds, uma maratona de arremesso de pássaros em que é possível calcular ângulos, trajetórias, parábolas e força de gravidade.

Quem não se lembra dos canhões com munição usados para ilustrar exercícios de lançamento de Física? Na versão do joguinho, os elementos foram trocados: o estilingue atira pássaros em porcos protegidos por barreiras de vidro, madeira e concreto. A rivalidade entre os animais se dá pelo roubo de ovos do ninho deixando os pássaros furiosos - tradução do título Angry Birds. O objetivo é usar o menor número de aves para acertar o maior número de suínos.

Lançamento, altura, alvo, inclinação, distância, força elástica. Todos estes conceitos físicos são usados no game. O estilingue deformado, por exemplo, impedirá o pássaro de ser arremessado corretamente e você não passará de fase. Mas acalma-se! Não pegue lápis, papel e calculadora, pois não existe um espaço para resolver fórmulas. "No jogo você não faz conta, mas trabalha a noção de Física. Quem conhece mais a matéria joga melhor", explica a professora de Física do cursinho Oficina do Estudante Mônica Nunes.

Nos Estados Unidos, um exercício de ângulo aplicado em sala de aula usou os passarinhos como mote. Mônica defende a mistura entre jogo e Física para prender a atenção do estudante. "Experimentos e jogos chamam a atenção para aplicação prática do que está sendo ensinado em sala de aula."

Lançado como um aplicativo para iPhone em 2009, o jogo chegou ao Android, iPad, PlayStation 3 e navegador Google Chrome. Tantas plataformas ajudam a explicar a marca recorde de 1 milhão de downloads num único dia, em julho deste ano. Até mesmo um campeonato nacional foi criado para os fanáticos de Angry Birds. A popularidade é comprovada em classe. "Metade da sala em que dou aula conhece o game", comenta o professor de Física do Cursinho da Poli, Bassan Ferdinian.

Angry Birds é uma brincadeira, mas uma ferramenta potente, segundo os especialistas. "É uma brincadeira, sim, mas não tem mais como fugir, é um aliado para aprender. Já que está no videogame, por que não estudar?", diz Ferdinian.

A tecnologia é uma parceira do ensino e incentiva o aluno a estudar, afirma o professor de Física do Anglo, Harley Sato. "Unir tecnologia e didática guia para um bom caminho. Jogos bem feitos, com roteiros pedagógicos são bem-vindos."

Ficou curioso e quer saber mais sobre as possibilidades de estudo com o Angry Birds? Assista a um vídeo explicativo. Passada a fase, comece a resolver alguns exercícios e fique craque na Física.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo opinião – Fabiano Piúba – Em defesa do Livro e da Leitura

O Governo Federal pretende taxar o livro. Torná-lo mais caro e inacessível. Mais do que uma provocação ao ministro da Economia, – que certamente nunca leu Jorge Amado – proponho uma conversa com Jorge Luis Borges. Numa aula proferida em 1978, intitulada “O Livro”, Borges diz que “o livro tem uma espécie de santidade que devemos cuidar para que não se perca. Pegar um livro e abri-lo guarda a possibilidade do fato estético”. Esta é a primeira defesa. O livro como algo sagrado na percepção estética de alimento da alma. Abrir um livro em silêncio ou em voz alta é um ato estético e sagrado. Voltemos ao Borges: “O mais importante de um livro é a voz do autor, esta voz que chega a nós”. O livro é a obra substancial criada pelo autor. Temos aqui uma segunda defesa. O livro não é um mero objeto, ele é o conteúdo, expressão do pensamento e da criação de seu autor(a). Alongando a conversa, outra citação: “Dentre os instrumentos inventados pelo homem, o mais impressionante é, sem dúvida, o livro.

NARRAÇÃO - TEXTO PARA ATIVIDADE

Boa tarde pessoas do 2º EM, como estão vocês? Conforme combinamos ontem na escola, segue abaixo o link do texto sobre narração para que possam fazer suas atividades. Veja seu cronograma de entrega: 2ºB: 15/08 2ºC: 14/08 2ºD: 14/08 2ºE: 14/08 Após entrega, colocarei aqui a solução para que todos possam fazer seus apontamentos. Bom trabalho a todos!! NARRAÇÃO