Pular para o conteúdo principal

TRABALHOS DO PROJETO "MINHA ESCOLA,MINHA VIDA"

Por Mônica Clemente

Trabalho escolar: termo que atormentam os alunos das escolas. Se perguntados logo dizem que nâo gostam. Pesquisas, leituras e coisas assim. Bom, mas deixemos de conversa e vamos ao que interessa. Essa história de ficar fazendo trabalhinho que não nos acrescentam nada não está com nada,não é mesmo? Então precisamos poensar em algo diferente. Pensando nisso, a E. E. Reverendo Erodice Pontes de Queiroiz, durante o terceiro bimestre realizou o projeto interdisciplinar "Minha Escola, Minha Vida: Educação e Sonhos", visasndo o resgate da história da escola e do bairro e também a preservação do patrimônio escolar.
Confira abaixo alguns dos trabalhos realizados sob minha orientação e veja do que nossos alunos são capazes.

Confira abaixo as duas edições do Jornal Sapiência, feito pelos alunos da 6ª série C. A priomeira edição (projeto piloto, nº zero) realizado no final do ano passado (2010) e a segunda edição (nº 1) feita em outubro de 2011 como edição especial para divulgar o projeto acontecido na escola.






Confira também alguns vídeos de trabalhos realizados:

2ºD (Ensino Médio) - festival do Minuto


Alunos falam do projeto e das entrevistas que realizaram com professores da escola com a finalidade de colher informações e elaborar os textos do jornal:

Entrevista com a Dona Cida, diretora da escola


Entrevista com o professor Robson (Química)


Entrevista com a alunos Cícera do 3º EM


Entrevista com a profª Elis (4ª série)


Entrevista com a Profª Patrícia (Arte)



Tudo isso mostrou a repercussão do trabalho, do nosso trabalho!
Os alunos sentiram-se muito satisfeitos com o resultado e estão se preparando para mais uma edição e é claro que voltaremos aqui para contar tudo, mas ainda nao acabou. Nosso amigo Cristiano, professor de informática da Brascri na escola, faz um excelente trabalho com nossos alunos. Criou um telejornal com os alunos do ensino fundamental II e divulga esses trabalhos num blog criado com os alunos, o reverendonaweb.blogspot.com. 
O "Reverendo na Web", veio nos prestigiar, prestigiar  nosso trabalho, fazendo uma entrevista com a professora Mônica para que seu público pudesse saber um pouco mais do projeto de como é fazer um jornal estudantil. Confira no v~ideo abaixo.

TV Blog - RN Notícias entrevista porfª Mônica


Sabemos que esse é apenas o começo, pois se resolvermos usar e explorar beneficamente o incrível potencial de nossos alunos, coisas maravilhosas estarão por vir, portanto, incentivar e apoiar é fundamental

Da Reação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo opinião – Fabiano Piúba – Em defesa do Livro e da Leitura

O Governo Federal pretende taxar o livro. Torná-lo mais caro e inacessível. Mais do que uma provocação ao ministro da Economia, – que certamente nunca leu Jorge Amado – proponho uma conversa com Jorge Luis Borges. Numa aula proferida em 1978, intitulada “O Livro”, Borges diz que “o livro tem uma espécie de santidade que devemos cuidar para que não se perca. Pegar um livro e abri-lo guarda a possibilidade do fato estético”. Esta é a primeira defesa. O livro como algo sagrado na percepção estética de alimento da alma. Abrir um livro em silêncio ou em voz alta é um ato estético e sagrado. Voltemos ao Borges: “O mais importante de um livro é a voz do autor, esta voz que chega a nós”. O livro é a obra substancial criada pelo autor. Temos aqui uma segunda defesa. O livro não é um mero objeto, ele é o conteúdo, expressão do pensamento e da criação de seu autor(a). Alongando a conversa, outra citação: “Dentre os instrumentos inventados pelo homem, o mais impressionante é, sem dúvida, o livro.

NARRAÇÃO - TEXTO PARA ATIVIDADE

Boa tarde pessoas do 2º EM, como estão vocês? Conforme combinamos ontem na escola, segue abaixo o link do texto sobre narração para que possam fazer suas atividades. Veja seu cronograma de entrega: 2ºB: 15/08 2ºC: 14/08 2ºD: 14/08 2ºE: 14/08 Após entrega, colocarei aqui a solução para que todos possam fazer seus apontamentos. Bom trabalho a todos!! NARRAÇÃO