Pular para o conteúdo principal

FELIZ ANIVERSÁRIO JANIS JOPLIN


Janis Joplin, a Rainha do Rock n' Roll, completaria 70 anos

1/18/2013 1:29:04 PM
 



Janis Joplin; consagrada por sua voz, atitude e intensidade, a “Rainha do Rock n' Roll” completaria 70 anos neste sábado. Antes dela, as mulheres no universo musical tinham que ter por obrigação bons modos, elegância e comportamento exemplar. Joplin quebrou todos esses tabus e conquistou o público com um vocal gritado e muita entrega no palco.

Bebidas, drogas e muita música... Esse era o dia a dia da cantora que começou a ganhar a vida assim que saiu do Texas e foi para San Francisco, Califórnia. Inspirada em grandes nomes do blues e folk como Bessie Smith e Billie Holiday, pouco tempo depois foi considerada “a maior cantora de blues da sua geração”.

Já como estrela, Joplin protagonizava escândalos em suas apresentações e no cotidiano. Em sua breve passagem pelo Brasil, a cantora fez topless na praia de Copacabana, cantou em bordéis, foi expulsa do Copacabana Palace por nadar nua na piscina e quase foi presa por suas atitudes, digamos, excêntricas. Enfim a frase “sexo, drogas e rock n' roll” estava personificada.

O álbum que gravou em 1967 com a banda de acid rock Big Brother and the Holding Company saiu poucos dias depois da participação explosiva da banda no Monterey Pop, festival em que Jimi Hendrix queimou sua guitarra no palco.

Janis lançou seu principal álbum em 1968, "Cheap Thrills". De gênio difícil, largou o Big Brother e formou a Kozmic Blues Band. Com ela gravou o disco "I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama!", em 1969, e se apresentou no festival de Woodstock.

Brigou mais uma vez com os integrantes e logo arranjou outro grupo, Full Tilt Boogie Band. O resultado só seria ouvido em 1971, no disco póstumo "Pearl".

Janis foi encontrada morta num hotel em Los Angeles, no dia 4 de outubro de 1970, aos 27 anos, vítima de overdose de heroína e possivelmente combinada com álcool.

Janis Joplin é lembrada até hoje pela voz marcante e pelos temas de dor e perda que escolhia para suas canções. Definitivamente deixou saudades. 

in: http://revista.cifras.com.br/noticia/janis-joplin-a-rainha-do-rock-n-roll-completaria-70-anos_5247

Veja alguns videos de sucessos de Janis Joplin e, divirta-se, cuta!!!!





Abraço a todos!!

MonniDuka


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo opinião – Fabiano Piúba – Em defesa do Livro e da Leitura

O Governo Federal pretende taxar o livro. Torná-lo mais caro e inacessível. Mais do que uma provocação ao ministro da Economia, – que certamente nunca leu Jorge Amado – proponho uma conversa com Jorge Luis Borges. Numa aula proferida em 1978, intitulada “O Livro”, Borges diz que “o livro tem uma espécie de santidade que devemos cuidar para que não se perca. Pegar um livro e abri-lo guarda a possibilidade do fato estético”. Esta é a primeira defesa. O livro como algo sagrado na percepção estética de alimento da alma. Abrir um livro em silêncio ou em voz alta é um ato estético e sagrado. Voltemos ao Borges: “O mais importante de um livro é a voz do autor, esta voz que chega a nós”. O livro é a obra substancial criada pelo autor. Temos aqui uma segunda defesa. O livro não é um mero objeto, ele é o conteúdo, expressão do pensamento e da criação de seu autor(a). Alongando a conversa, outra citação: “Dentre os instrumentos inventados pelo homem, o mais impressionante é, sem dúvida, o livro.

NARRAÇÃO - TEXTO PARA ATIVIDADE

Boa tarde pessoas do 2º EM, como estão vocês? Conforme combinamos ontem na escola, segue abaixo o link do texto sobre narração para que possam fazer suas atividades. Veja seu cronograma de entrega: 2ºB: 15/08 2ºC: 14/08 2ºD: 14/08 2ºE: 14/08 Após entrega, colocarei aqui a solução para que todos possam fazer seus apontamentos. Bom trabalho a todos!! NARRAÇÃO