Pular para o conteúdo principal

FGV vai oferecer cursinho para estudantes de escolas públicas


26/05/2013 - 01h55 
FELIPE MAIA
EDITOR-ADJUNTO DE "CARREIRAS E NEGÓCIOS"
Só um dos 50 alunos que entraram neste ano na turma de administração pública da Fundação Getulio Vargas terminou o ensino médio em uma escola do governo.
Para tentar tornar o curso mais plural, estudantes da instituição, com apoio da direção, vão lançar no segundo semestre um cursinho para estudantes de colégios públicos. O objetivo é que eles tenham mais chances de passar no vestibular.
De acordo com Marco Antonio Teixeira, 47, vice-coordenador do curso, a ideia é que esse público deixe de se "autoexcluir". A mensalidade da graduação é de cerca de R$ 2.800.
"Nós temos políticas de bolsa. Se o aluno entrou por mérito, não vai deixar de estudar por causa de dinheiro."
Hoje, em torno de 25% dos estudantes de administração da instituição têm alguma ajuda financeira, desde bolsas totais até modalidades em que os valores são devolvidos após a formatura.
Existe a percepção de que atrair alunos de diferentes origens influencia na qualidade da formação.
"Um dos princípios fundamentais é aumentar a pluralidade de ideias e de valores. Isso vai ser positivo para o curso", afirma Bruna Henrique Caruso, 19, uma das responsáveis pela iniciativa.
O Insper, outra instituição de elite, com mensalidade média de R$ 3.050, adota o mesmo discurso.
De acordo com a gerente de relacionamento institucional, Camila Du Plessis, 6% dos 1.500 alunos têm alguma modalidade de bolsa. "É pouco, mas o que acontece é que muitos deles [estudantes de escola pública] não passam no vestibular."
As inscrições para o cursinho da FGV devem começar no fim junho e as aulas, em agosto. Os interessados serão avaliados por meio de questionários socioeconômicos e de entrevistas. No total, devem ser abertas 40 vagas.
As aulas serão ministradas por estudantes de pós-graduação e de mestrado da FGV.

fonte: http://classificados.folha.uol.com.br/empregos/2013/05/1284625-fgv-vai-oferecer-cursinho-para-estudantes-de-escolas-publicas.shtml

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo opinião – Fabiano Piúba – Em defesa do Livro e da Leitura

O Governo Federal pretende taxar o livro. Torná-lo mais caro e inacessível. Mais do que uma provocação ao ministro da Economia, – que certamente nunca leu Jorge Amado – proponho uma conversa com Jorge Luis Borges. Numa aula proferida em 1978, intitulada “O Livro”, Borges diz que “o livro tem uma espécie de santidade que devemos cuidar para que não se perca. Pegar um livro e abri-lo guarda a possibilidade do fato estético”. Esta é a primeira defesa. O livro como algo sagrado na percepção estética de alimento da alma. Abrir um livro em silêncio ou em voz alta é um ato estético e sagrado. Voltemos ao Borges: “O mais importante de um livro é a voz do autor, esta voz que chega a nós”. O livro é a obra substancial criada pelo autor. Temos aqui uma segunda defesa. O livro não é um mero objeto, ele é o conteúdo, expressão do pensamento e da criação de seu autor(a). Alongando a conversa, outra citação: “Dentre os instrumentos inventados pelo homem, o mais impressionante é, sem dúvida, o livro.

NARRAÇÃO - TEXTO PARA ATIVIDADE

Boa tarde pessoas do 2º EM, como estão vocês? Conforme combinamos ontem na escola, segue abaixo o link do texto sobre narração para que possam fazer suas atividades. Veja seu cronograma de entrega: 2ºB: 15/08 2ºC: 14/08 2ºD: 14/08 2ºE: 14/08 Após entrega, colocarei aqui a solução para que todos possam fazer seus apontamentos. Bom trabalho a todos!! NARRAÇÃO